Home A Paróquia

A Paróquia

Há 31 de dezembro de 1953, o Bispo da Diocese de Sobral-CE, Dom José Tupinambá da Frota, firmou portaria para a criação da Paróquia de Itarema, nomeando o 1° Pároco, Pe. Aristides Andrade Sales, tomando posse e criando a Paróquia dedicada a Nossa Senhora de Fátima, em 6 de Janeiro de 1954.
O Pároco adquiriu uma imagem da Virgem de Fátima, trazendo-a de Portugal para Itarema, chegando no dia 10 de Outubro de 1954.
Em 1971, a Paróquia de Itarema passou a integrar a recém criada Diocese de Itapipoca, tendo como 1° Bispo, Dom Paulo Ponte. Ainda foram Bispo em Itapipoca, Dom Benedito Francisco de Albuquerque (2° Bispo e atualmente emérito), e atualmente Dom Antônio Roberto Cavuto (3° Bispo).
Na história da Paróquia, muitos padres colaboraram para a caminhada de fé do nosso povo, entre eles estão: Pe. Aristides Andrade Sales (1° Pároco), Pe. Fernando, Pe. Aureliano, Pe. Ademar, Pe. José Valter da Costa (2° Pároco), Pe. Wilson, Pe. Francisco de Assis Oliveira (3° Pároco), Pe. João Batista de Lima (4° Pároco), Pe. Raimundo Juvemar Rogério Matos (5° Pároco) atualmente Vigário Paroquial e Pe. José David Martins da Silva (Atual Pároco).
Além dos padres, desde 2013 a Paróquia conta também com a colaboração dos Diáconos Permanentes: Francisco Antônio dos Santos Neto (Neto Santos) que atualmente está na Paróquia Santa Rita de Cassia-Juritianha, e o Diácono Reginaldo Martins dos Santos (Naldinho) que exerce seu diáconato em nossa Paróquia. Além das Irmãs Franciscana Penitentes Recoletinas de Oirschot.
A Paróquia Nossa Senhora de Fátima – Itarema, é composta por 28 comunidades formadas e quase 20 grupos, pastorais e movimentos.
Tem como Padroeira, Nossa Senhora de Fátima, a qual foi dedicada e como co-padroeiro, o Sagrado Coração de Jesus.
A Festa da Padroeira acontece de 03 a 13 de Outubro.